z

Porque devemos todos usar máscaras? E as crianças, também devem usar? Veja o que dizem os especialistas!


Jane Silva
Instagram do autor
Wednesday, 08 de July de 2020

Estudos científicos demonstraram que o uso de máscaras faciais durante surtos de doenças virais e infecciosas, neste caso o novo coronavírus/Covid-19, é eficaz na redução do risco de disseminação do patógeno.

O objetivo do uso da máscara é bloquear o 'transportador' pelo qual o vírus é transmitido, em vez de bloqueá-lo diretamente. Usar uma máscara adequadamente pode obstruir gotículas respiratórias que contêm o vírus e, portanto, impedir que ele entre diretamente no corpo. 

Por isso, é importante saber corretamente quais são as máscaras corretas que irá ajudar você a se proteger e impedir a propagação do coronavírus.

A primeira coisa que você tem que saber é que, clinicamente, a vida de uma máscara comum é de duas a três horas, já para uso médico pode ser de 3 a 7 dias. A tapa-boca comum protege contra germes da tosse ou espirros, no entanto, não impede as gotas que estão no ar e, portanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) não as consideram um objeto de proteção, uma vez que não filtram as menores partículas. Ou seja, elas não são eficazes na prevenção total do coronavírus.